RSS Feed

Cronologia da República

Posted by Centenário da República

Antecedentes da Implantação da República em Portugal.

  • 1861-1889 Reinado de D. Luís
Ano Acontecimento
1876 Fundação do Partido Republicano Português (PRP). O partido foi legalmente constituído e aceite pela Monarquia Constitucional.
1878 O Partido Republicano Português (PRP) consegue eleger o primeiro deputado nas eleições legislativas, Rodrigues de Freitas, candidato pelo Porto.
1880 Comemorações do Tricentenário da morte de Camões. Os republicanos transformam as comemorações numa grande manifestação pública de defesa da República.
1882 Comemorações do Centenário da morte do marquês de Pombal. Os republicanos tentam aproveitar para fazer propaganda da República, mas o governo impede as manifestações.
1889 Morte de D. Luís.

  • 1889-1908 Reinado de D. Carlos
Ano Acontecimento
1889 Portugal atravessa um período de grave crise económica e social.
1890 11 de Janeiro - Ultimato de Inglaterra.
1891 31 de Janeiro - A primeira revolta destinada a implantar a república é desencadeada no Porto, mas fracassa.
1897 Constituição da Carbonária Portuguesa.
1905 Visita a Lisboa do presidente da república francesa Émile Loubet. Os republicanos aproveitam para organizar manifestações a favor da república.
1906 O rei D. Carlos encarrega João Franco de formar governo.
1907 Para evitar as críticas ao governo por parte dos deputados, João Franco convence o rei a dissolver a Assembleia e a não convocar novas eleições, passando a governar em ditadura.
O descontentamento aumenta porque o governo de João Franco proíbe jornais e manifestações e manda perseguir e prender os opositores, em particular os republicanos.
 Vários dirigentes do PRP que pertenciam à Maçonaria contactam dirigentes da Carbonária com o objectivo de organizarem em conjunto uma revolução destinada a derrubar a monarquia e implantar a república.
1908 28 de Janeiro - Tentativa de revolução republicana em Lisboa é denunciada e fracassa. Várias personalidades republicanas são presas e condenadas ao degredo.
1 de Fevereiro - Regicídio: o rei D. Carlos e o príncipe herdeiro são assassinados por dois elementos da Carbonária, Manuel Buiça e Alfredo Costa.

  • 1908-1910 Reinado de D. Manuel II

Ano Acontecimento
1908 O PRP consegue eleger 7 deputados nas eleições legislativas e obtém a maioria dos votos nas eleições para a Câmara Municipal de Lisboa.
Muitos elementos da Carbonária inscrevem-se no PRP.
1909 O congresso do PRP, reunido em Setúbal, escolhe um novo directório e encarrega-o de preparar uma revolução, apoiado por um comité revolucionário.
1910 O PRP encarrega dois dirigentes de uma missão diplomática junto de vários governos europeus, para preparar o reconhecimento da república em Portugal.
Nomeia também uma comissão para colaborar mais activamente com a Carbonária na preparação da revolução.
O PRP consegue eleger 14 deputados nas eleições legislativas.
Setembro - os dirigentes da conspiração concluem o plano da revolução.
2 de Outubro - Reunião de emergência na sede do PRP. O Almirante Cândido dos Reis, chefe militar da revolução, marca as operações para a noite seguinte.
3 de Outubro - Miguel Bombarda, médico psiquiatra e um dos conspiradores revolucionários é assassinado por um doente. Reunião de dirigentes da revolução. Decidem avançar no dia seguinte.